segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Equipamento Ativos

-Switch
-Bridge
-Routers
-Placas de rede



Switch


O que é um switch?
Um  switch (ou comutador) é um equipamento activo que funciona normalmente na camada 2 do modelo OSI (Data Link) e tem como principal funcionalidade a interligação de equipamentos (estações de trabalho, servidores, etc) de uma rede uma vez que possui várias portas RJ45 (ou ISO 8877) fêmea.


Exemplo do funcionamento de um Switch
Vamos então a um pequeno exemplo. Para isso montei um simples cenário com 4 PC’s e um único switch. Os pc’s têm a seguinte configuração (todos têm a mesma máscara: 255.255.255.0 e não têm configurado qualquer gateway pois estão todos na mesma rede).

PC A – IP: 192.168.0.1
PC B – IP: 192.168.0.2
PC C – IP: 192.168.0.3
PC D – IP: 192.168.0.4


Bridge


O que é uma bridge de rede?

Uma bridge de rede é software ou hardware que liga duas ou mais redes para que possam comunicar.
As pessoas com redes domésticas ou em escritórios pequenos geralmente utilizam uma bridge quando têm diferentes tipos de redes, mas querem trocar informações ou partilhar ficheiros entre todos os computadores nessas redes.


Routers



O que é um roteador?

Um roteador é um elemento intermediário em uma rede de computadores que permitem o roteamento de pacotes entre redes separadas. Este roteamento é realizado de acordo com um conjunto de regras que formam a tabela de roteamento. 
É um equipamento de camada 3 em relação ao modelo OSI. Ele não deve ser confundido com um interruptor (camada 2) ! 


Placas de Rede


Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC, do acrônimo inglês Network Interface Card) é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores de uma rede.
A placa de rede é o hardware que permite aos computadores conversarem entre si através da rede. A sua função é controlar todo o envio e recepção de dados através da rede. Cada arquitetura de rede exige um tipo específico de placa de rede; sendo as arquiteturas mais comuns a rede em anel Token Ring e a tipo Ethernet.
Além da arquitetura usada, as placas de rede à venda no mercado diferenciam-se também pela taxa de transmissão, cabos de rede suportados e barramento utilizado (On-Board, PCI, ISA ou Externa via USB). As placas de rede para Notebooks podem ser on-board ou PCMCIA.




0 comentários:

Enviar um comentário